Gerenciamento de residuos
DIRETOR TÉCNICO:
Este manual foi elaborado de acordo com a RDC 306/2004 da Anvisa e com a Resolução 358/2005 do Conama.
OBJETIVOS
O gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde constitui-se no conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas, técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos. Como resultado do gerenciamento, obtêm-se o encaminhamento seguro dos resíduos e sua eficácia visa à proteção dos trabalhadores, à preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
O Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde tem por objetivo principal contribuir para a melhor segregação dos resíduos promovendo a redução do seu volume e diminuir a incidência de acidentes ocupacionais através de uma Educação Continuada. Visa estimular a reciclagem dos resíduos comuns para reduzir os custos com o manejo dos mesmos no cumprimento a legislação vigente. Objetiva também aumentar a vida útil dos aterros sanitários e valas sépticas otimizando a sua utilização, contribuindo para a proteção da saúde e do meio ambiente. Nesse sentido, o uso deste Manual fortalece a normatização e implementação das fases de classificação, segregação, manuseio, acondicionamento, coleta e armazenamento dos resíduos sólidos.
RESÍDUOS PRODUZIDOS POR ESTE ESTABELECIMENTO: grupos B e D (anexo1).
FASES:
SEPARAÇÃO DE PRODUTOS VENCIDOS E/OU AVARIADOS: feito por pessoa treinada ou pelo Responsável Técnico. Os produtos são colocados em uma prateleira identificada com o dizer "PRODUTOS VENCIDOS" e usada somente para segregação desse tipo de material em sala usada como depósito no interior da farmácia. Acondicionamento em separado que consiste no ato de embalar os resíduos segregados em