Gerenciamento de projetos
Para citar este texto:
SIMÕES, Haroldo; OLIVEIRA, Valter. Introdução ao Gerenciamento de Projetos. Departamento de
Extensão e Pós-Graduação. Valinhos, SP: Anhanguera Educacional, 2011.
© DIREITOS RESERVADOS
Proibida a reprodução total ou parcial desta publicação sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional.
Publicação: Fevereiro de 2011
PÓS-GRADUAÇÃO – 2011
LEITURA FUNDAMENTAL – AULA 1
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
HAROLDO SIMÕES
DIRETORIA DE EXTENSÃO E PÓSGRADUAÇÃO
Sílvio Cecchi
Correspondência/Contato
Alameda Maria Tereza, 2000, Valinhos, São Paulo
CEP. 13.278-181, Tel.: 19 3512-1700
PREPARAÇÃO GRÁFICA
Lusana Veríssimo
Renata Galdino
Wellington Lopes
PARECER TÉCNICO
Valter Castelhano Oliveira
REVISÃO GRAMATICAL
Alexandre Caroli Rocha
INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE PROJETOS
1. INTRODUÇÃO
Na sociedade moderna de hoje, a busca pelo aprimoramento surge como um diferencial entre pessoas dentro do mercado de trabalho e fora dele. A percepção geral de que o ambiente profissional não convive bem com o improviso cria possibilidades gestoras de toda espécie, para as quais se torna fundamental o conhecimento de conteúdos acadêmicos e também das técnicas e conteúdos administrativos. A relevância de utilizar técnicas, metodologias e ferramentas na gerência de projetos, em todas as áreas da atividade humana, é cada dia mais aceita e reconhecida. Por exemplo, o sucesso de um projeto de inclusão digital está diretamente relacionado a um bom gerenciamento do mesmo e à utilização de métodos, técnicas, ferramentas e pessoal devidamente capacitado e treinado nas práticas de gerenciamento de projetos. Outro exemplo é o da construção civil, para o qual a metodologia de gerenciamento de projetos é o que se encontra de mais moderno em termos de gestão para essa área.
Para se tornarem competitivas, na busca por redução de custos, as construtoras passaram a delegar mais funções aos gerentes