Gerenciamento de projetos
1. Conceitos Relevantes
Ao abordamos gerenciamento de projetos, é importante que se compreenda com clareza a definição, os objetivos e os diferentes tipos de projetos existentes. Podemos observar que projetos são atividades com as quais nos deparamos a vida toda. Desde os primeiros aprendizados, ainda no ensino fundamental, projetos, mesmo que simples, já fazem parte do nosso cotidiano.
Para Maximiano (2010), os projetos se resumem a estratégias de mudança, criadas para resolver problemas, aproveitar oportunidades na situação presente, ou até mesmo para antecipações a situações futuras. Segundo o autor, “é um empreendimento ou um esforço planejado que deve entregar um resultado singular” (MAXIMIANO, 2010, p.5) dentro de restrições de prazo e custo. Young (2008) acrescenta que projetos são esforços temporários que visam alcançar objetivos específicos em um período de tempo definido.
Maximiano (2010) enfatiza que são três as medidas imediatas da avaliação do sucesso do projeto, sendo elas a entrega do resultado singular, ou produto, o atendimento do prazo e custo programados. Ainda conforme o autor, uma das ideias centrais da moderna administração de projetos é o fornecimento do já citado produto singular, também conhecido como entregável (ou deliverable) para um cliente. Os produtos finais dos projetos podem ser classificados em três diferentes categorias: os produtos físicos, os conceitos e os eventos. Os produtos físicos são entidades tangíveis, bem como protótipos, produtos experimentais, resultados de projetos de P&D, entre outros. Os conceitos e informações, por outro lado, são produtos intangíveis, como a consultoria, o desenvolvimento de sistemas de informações, roteiros de filmes, etc. E por fim, os eventos e serviços se referem a realização de tarefas e atividades em geral. É importante ressaltar que “nenhum projeto pertence a apenas uma categoria” (MAXIMIANO, 2010, p. 7).
Para Young (2008), os projetos podem ser subdivididos em pequenas