Gerenciamento de projetos
Figura 1 - Processo integrado de gerenciamento de projetos com as nove áreas de conhecimento
Cada uma dessas áreas tem um detalhamento específico e uma abrangência própria, porém está integrada, a todo momento, com as demais, formando um corpo sistematizado.
De maneira resumida, cada uma dessas áreas pode ser assim definida:
Gerenciamento da Integração: Área que engloba os processos requeridos para assegurar que todos os componentes do projeto sejam adequadamente coordenados e integrados.
Gerenciamento de Escopo: Área que engloba os processos necessários para assegurar que, no projeto, esteja incluído todo o trabalho requerido, e somente o trabalho requerido, para concluí-lo de maneira bem sucedida.
Gerenciamento de Tempo: Área que engloba os processos necessários para assegurar a conclusão do projeto no prazo previsto. É uma das áreas mais visíveis do gerenciamento de projetos.
Gerenciamento de Custos: Área que engloba os processos requeridos para assegurar que um projeto seja concluído de acordo com seu orçamento previsto.
Gerenciamento da Qualidade: Área que engloba os processos requeridos para assegurar que os produtos ou serviços do projeto irão estar em conformidade com o solicitado pelo cliente, ou contratante.
Gerenciamento de Recursos Humanos: Área que engloba os processos requeridos para fazer uso mais efetivo do pessoal envolvido com o projeto.
Gerenciamento das Comunicações: Área que engloba os processos requeridos para assegurar que as informações do projeto sejam adequadamente obtidas e disseminadas.
Gerenciamento de Riscos: Área que visa planejar, identificar, qualificar, quantificar, responder e monitorar os riscos do projeto.
Gerenciamento das Aquisições: Área que engloba os processos requeridos para adquirir bens e serviços de fora da organização promotora. Também conhecido como gerenciamento de suprimentos ou contratos.
1. Gerenciamento da