Gerenciamento de projetos complexos
Aluno: Renato Piccinin – Matrícula: 67.708
Curso: Pós-Graduação "Lato Sensu" MBA em Gestão de Negócios e Projetos
Turma: GNP1
Módulo: Estudos Dirigidos
Disciplina 1: Gerenciamento de Projetos Complexos
Atividade 1: Resposta de Questões
Professor: Dr. Luiz Marques
Questão 1.1: Descreva com suas próprias palavras o significado da teoria do caos.
Resposta: A teoria do caos começou a ser estudada mais profundamente a partir da década de 60 quando o meteorologista Edward Lorenz estava simulando o movimento das massas de ar em um programa de computador. Ao modificar alguns números do programa em suas casas decimais se esperava uma mudança de pequenas proporções. Ocorre que esta pequena intervenção resultou em uma transformação completa do modelo das massas, diferente das ciências clássicas que preconizam que o efeito era o resultado exato de uma causa. A partir de Lorenz outras áreas da ciência (Economia, Administração, Medicina...), através de análises e experimentos, concluíram que ocorria o mesmo, ou seja, que pequenas mudanças podem desviar de forma expressiva a conduta de um sistema. Naquela época a teoria estava fechada mais no mundo acadêmico, hoje em dia já é aplicada e difundida no mundo empresarial e na sociedade em geral.
Questão 1.2: Qual a relação da teoria da Complexidade com a teoria do Caos?
Resposta: As duas teorias mostram que ao contrário do que aprendemos, a regra não está no equilíbrio e no previsível mas sim como exceção e em um pequeno universo de ocorrências.
A definição mais simples para mim, que descobriu o tema através desta disciplina, é a de Anderson: “... a teoria do caos demonstra que leis simples podem ter conseqüências complexas e imprevisíveis; e a teoria da complexidade descreve como causas complexas podem produzir efeitos simples.”
Questão 1.3: Qual é o aspecto central da teoria da complexidade?
Resposta: É a de que tudo está ligado entre si