gerenciamento de projetos (com exemplo de obra)
De acordo com a apostila de Planejamento, Orcamento e Controle de Obras II, elaborada pela professora Engenheira Jussara Provenzani de Almeira, “o gerenciamento de um projeto e a coodernacão eficaz e eficiente de recursos (humanos, materiais, financeiros, politicos, equipamentos, etc.) e de esforços necessários para obter-se a obra construida, atendendo-se a parametros preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco”. Dessa forma, o gerenciamento de projeto constitui-se em planejar e controlar o projeto ao longo de sua execução. Assim, e possível ter conhecimento dos insumos gastos e das equipes/funcionários responsaveis por cada tarefa.
Cabe ao gerente de projetos atividades como: estruturar as equipes e definir suas áreas de atuação; planejar a implementação do projeto; distruibuir responsabilidades; promover o intercambio de informações entre os grupos funcionais - engenharizacao, suprimentos, construcao, gerenciamento e apropriações - e os grupos responsáveis - proprietários, empreeiteiros e/ou governo; criar mecanismo de controle e de tomada de decisões; e cadastrar todas as informações, criando um banco de dados. Para que isso seja feito de forma eficiente e eficaz, deve-se partir o projeto em areas menores, possibilitando um conhecimento mais detalhado, maior precisão de custo, definir a quantidade e os tipos de insumos, assim como organizar as equipes e suas responsabilidades.
Para o Engenheiro de Planejamento Carlos Henrique Costa da Epo Engenharia, o maior desafio de uma Construção Civil é transformar em realidade o que foi idealizado pelos projetistas. Para que isso seja feito com eficiência e eficácia, deve-se manter um controle rigoroso quanto à qualidade dos projetos e a compatibilização entre eles.
2.1.1. Desenvolvimento dos Projetos
A EPO Engenharia não mantém escritório próprio de desenvolvimento de projetos arquitetônicos uma vez que está parte de uma construção é pequena se comparada com outras áreas