Gerenciamento De Processos Windows X Linux
1. Windows X Linux
Antes de iniciar pode-se conceituar processo como um módulo em execução único e que corre simultaneamente com outros módulos, distintos, e também executáveis. Os processos também incluem outros recursos como alocações dinâmicas de memória e espaços de endereçamento. É a forma que o sistema operacional “usa” para mostrar que um determinado programa se encontra em execução. O sistema operacional é o responsável pelo gerenciamento dos processos em um sistema, é ele quem organiza e controla para que os recursos não tenham conflitos entre si, e também executa e supervisiona os programas, direcionando os recursos necessários para a execução de cada um dos processos.
1.1.
Windows
O gerenciamento de processos no Sistema Operacional Windows pode ser executado pela ferramenta “Gerenciador de Tarefas”, que mostra os programas, os processos e os serviços que estão sendo executados no computador. Pode-se usálo, também, para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que não funcionando/respondendo adequadamente.
O “Gerenciador de Tarefas” pode ser acessado de várias maneiras:
Clicando com o botão direito do mouse na “Barra de tarefas” em seguida em
“Gerenciador de tarefas”;
Pelo caminho: botão Iniciar → Executar → e digitar "taskmgr", apertando
“Enter”;
Pressionando, simultaneamente, as teclas CTRL+ALT+DELETE (DEL);
E, também de forma simultânea, pressionar as teclas CTRL+SHIFT+ESC.
Seja qual for o caminho escolhido para se chegar ao “Gerenciador de tarefas” a tela apresentada será a seguinte:
1.2.
Linux
1.2.1. Terminal
Existem duas maneiras de realizar o gerenciamento de processos no Sistema
Linux, a primeira delas é através da janela de terminal, cujo acesso é através do pressionamento das teclas CTRL+ALT+F5, simultaneamente. Como visto na janela a seguir: Para exibir os processos que estão sendo executados no sistema é necessário digitar o comando “top”:
Com a exibição da tela anterior,