Gerenciamento De Processos Linux Vs Windows
CAMPUS PIRAPORA – IFNMG
Superior – Bacharelado em Sistema de Informação
TRABALHO AVALIATIVO
Trabalho apresentado ao Instituto Federal Norte de Minas Gerais - Campus Pirapora, como requisito avaliativo da disciplina Arquitetura de Computadores. Prof. Evandro Júnior
Discente: Deyvison Marcone Ferreira Silva
PIRAPORA
Abril/2015
Gerenciamento de Processos: Linux Vs Windows
Processo é uma instância de um programa em execução, não é um processo quando um programa está apenas localizado em um disco ou na memória, como um dado. Se dois usuários estiverem executando o mesmo programa simultaneamente, existirão dois processos separados.
Nos sistemas operacionais, um processo é a forma de representar um programa em execução. É o processo que utiliza os recursos do computador processador, memória, etc. Para a realização das tarefas para as quais a máquina é destinada.
Um processo pode ser descrito como parte de um programa que está aparentemente rodando. Este aparente existe somente pelo fato de que determinado processo pode entrar e sair diversas vezes do processador em um único segundo, e em um determinado momento ele pode não estar no processador e mesmo assim aparentemente estar rodando.
Como qualquer sistema de compartilhamento de tempo o Linux consegue dar a impressão de execução simultânea dos processos, separando um espaço bastante curto de tempo para cada um deles. Para ter sucesso nesta tarefa ele segue uma série de regras que não desperdiça tempo de hardware com operações desnecessárias e consegue escolher qual processo deve ser executado naquele exato momento.
O que decide essa escolha no kernel é o escalonador de processos, que em grande parte é responsável pela produtividade e eficiência do sistema. Mais do que um simples mecanismo de divisão de tempo, ele é responsável por uma política de tratamento dos processos que