Gerenciamento de Partes Interessadas
RESUMO – As organizações frequentemente passam por problemas em seus projetos que em muitas das vezes levam até a fracassos. Esses são em sua maioria causados por problemas de gerência partes interessadas, que são elementos fundamentais para o sucesso de um projeto e estão presentes do início ao fim de um ciclo de vida.
Uma provável hipótese dessas falhas está relacionada a falta de utilização de metodologias e/ou ferramentas adequadas para gerir as pessoas e as informações durante o projeto.
Para o presente estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual foram detalhadas algumas das principais metodologias para o gerenciamento de partes interessadas.
Esse artigo propõe descrever algumas recomendações para maximizar os aspectos positivos de gerência de partes interessadas e minimizar os riscos pela falta de utilização das mesmas.
Palavras Chaves – Partes interessadas, melhores praticas, gerência de partes interessadas.
1 INTRODUÇÃO
O processo de gerenciamento das partes interessadas é de suma importância na gerência de projetos, uma vez que esse processo em conjunto com a identificação, documentação e classificação das informações dá ao gerente de projetos embasamento para gerenciar e conduzi uma equipe do começo ao fim de um projeto.
Atualmente, os gerentes de projeto buscam cada vez mais pela sustentabilidade de seus projetos, devido as enormes dificuldades encontradas em aspectos de comunicação e gerenciamento de partes interessadas. Para que isso se torne possível há a necessidade de aprimoramento contínuo com técnicas e ferramentas para proporcionar mudanças positivas nos ambientes em que trabalham. Para que possam se materializar essas mudanças, cabe também ao gerente de projeto desenvolver suas habilidades pessoais pois as técnicas utilizadas dependem de uma diversidade também das variáveis do grupo, ou como chamado em projetos de partes interessadas ou stakeholdes.
Esse