Gerenciamento de memória
Devido aos Sistemas Operacionais apresentarem características variadas, determinados procedimentos tornam-se por vezes semelhantes ou próprios de cada Sistema. O gerenciamento de memória é um procedimento fundamental na objetividade de todos os Sistemas Operacionais.
É responsabilidade do Sistema Operacional executar inúmeras inúmeras tarefas, independente da quantidade de tarefas assim como o tamanho das mesmas.
Neste contexto parece complicado para o Sistema Operacional gerenciar tarefas que exigem uma quantidade de memória superior ao que é disponibilizado pela máquina. Cada Sistema possui suas características próprias para complementar estas tarefas e principalmente gerenciar a memória disponível para estas execuções. No entanto, é necessário garantir para elas além da possibilidade de execução um alto grau de segurança.
Recursos do modo usuário
O gerenciador do memória virtual (VM) permite aos subsistemas do modo usuário compartilhar memória eficientemente usando objetos que são protegidos, denominados e manipulados como qualquer objeto do executivo. Os subsistemas podem definir proteção a nível de página na memória privativa, bloquear páginas selecionadas na memória, tirar proveito dos arquivos mapeados e gerenciar os espaços de endereçamento virtual de outros processos
Gerenciando a memória
O gerenciador VM fornece um conjunto de serviços nativos que um processo pode usar para gerenciar diretamente sua memória virtual. Estes serviços permitem que um processo faça o seguinte:
* alocar memória em um processo de dois estágios. * ler e gravar na memória virtual. * bloquear páginas virtuais na memória física. * obter informações sobre páginas virtuais. * descarregar páginas virtuais para o disco.
O gerenciador VM estabelece uma abordagem de duas fases para alocar memória, reservá-la e depois comprometê-la. A memória reservada é um conjunto de endereços virtuais que o gerenciador VM reservou para ser