gerenciamento de memoria
2-Swapping é uma técnica aplicada à gerência de memória, onde o sistema escolhe um programa residente que é levado da memória para o disco (swap out), retornando posteriormente para a memória principal como se nada tivesse ocorrido. Quando o programa tiver que ser executado novamente, então ele é novamente carregado para a memória principal (swap in). Esta operação pode até causar o swap out de um outro programa.
3-Troca de Processos
Em sistemas em lote, a memória é organizada em partições fixas. Em cada partição cada job ou processo é carregado ao alcançar o inicio da fila permanecendo até a conclusão de sua execução. Para garantir que a CPU esteja ocupada todo tempo é executado um determinado número de jobs, assim não necessitando utilizar uma outra técnica mais complicada. Há uma diferença em sistemas com compartilhamento de tempo ou computadores gráficos pessoais, pois nesses casos pode ocorrer é insuficiente a quantidade memória principal para todos os processos ativos, sendo necessário armazenar o excedente em discos e trazidos dinâmicamente para a memória quando precisarem ser executados.
Troca de Processos e Memória Virtual
São dois métodos usados para gerenciamento de memória utilizados conforme os recursos de hardware disponíveis:
Troca de Processos (também chamado swapping)
Esse método trabalha trazendo cada processo para memória, e executa durante um tempo determinado e então devolve ao disco.
Alocação de espaço para uma área de dados em expansão.
Alocação de espaço para uma pilha e uma área de dados, ambos em expansão.
4-Alocação Dinâmica: os dados não precisam ter um tamanho fixo, pois podemos definir para cada dado quanto