Gerenciamento de impressões
Teoria geral da administração
GPDES – 2013.1
Arthur Reis
Bruno Abi
Filipe Almeida
Francisco Kelvim
Francisco Lemos
Gabriel Cassano
Introdução ao tema - Interação social: representa um aspecto importante da vida do ser humano. Em qualquer ambiente social pode-se perceber a importância da avaliação, do julgamento e da percepção que são formados quanto a identidade, aos atributos e aos objetivos das outras pessoas.
- Percepção social: processo pelo qual os seres humanos observam e interpretam as intenções e as razoes para ações de outras pessoas, bem como compreendem a forma pela qual os indivíduos dão sentido aos seus pensamentos e sentimentos.
O processo denominado
Gerenciamento de Impressoes (GI):
O que é impressão?
O processo em que pessoas em situações sociais buscam administrar o ambiente, o seu modo de vestir e ate seus gestos, no sentindo de corresponder as impressões que estão tentando criar a imagem que estão tentando projetar. tem sido conhecido como um processo interpessoal
O GI na realidade organizacional
As organizações demonstram crescente interesse na questão da reputação organizacional e da imagem corporativa.
Esses aspectos parecem poder influenciar fortemente a legitimidade, a aceitação de produtos e serviços e os tipos e extensão do suporte de diversos públicos de interesse das organizações. Visão histórica
A origem dos estudos sobre essa estratégia de relacionamento se deu a partir da Sociologia. Um dos clássicos sobre o assunto é o livro The Presentation of Self in Everyday Life, do sociólogo canadense Erving Goffman.
Em uma de suas passagens do livro, Goffman afirma que:
“dentro das paredes do estabelecimento social encontramos uma equipe de atores que cooperam para apresentar à platéia uma dada definição da situação”.
Há uma clara existência de um ator e uma platéia.
José Ricardo Mendonça, outro pesquisador do assunto, define o gerenciamento de