Gerenciamento de filas de produção
GILBERTO DE SOUZA
GERENCIAMENTO DE FILAS DE ESPERA
CASCAVEL - PARANÁ
GILBERTO DE SOUZA
GERENCIAMENTO DE FILAS DE ESPERA
Trabalho apresentado à disciplina de administração de produção , sob a orientação da professora Roselis N. Mazzuchette, da Universidade Paranaense – UNIPAR.
CASCAVEL - PARANÁ
1. A empresa pesquisada no presente trabalho foi a Lotérica Periquito Ltda.
2. O ramo de atividade da empresa é prestação de serviços lotéricos e recebimento de contas como água, luz, telefone, bloquetos bancários entre outros.
3. A referida empresa possui 03 funcionários.
4. A fila se localiza dentro da empresa, sendo utilizado o sistema de filas únicas para acessar os caixas de atendimento.
5. A rede de loterias Periquito está atuando há 30 (trinta) anos na cidade de Cascavel, possuindo um total de 03 agencias lotéricas, sendo que a agência pesquisada está situada na rua Padre Champagnat, 96, e sua gerente é Marlene Terezinha Rebelatto.
Os funcionários são treinados para um atendimento com qualidade e criar um ambiente favorável ao trabalho de equipe, e em face da utilização de fila única os mesmos ficam a disposição para o atendimento dos clientes no horário de maior fluxo.
Podemos citar 03 fazes distintas na evolução do atendimento aos clientes no ramo lotérico, pois até o ano de 1983 era utilizado o sistema de preenchimento através do cartão, que eram enviados todo fim de semana para uma central de processamento onde eram realizados as conferências dos jogos, e que permitia ao apostador efetuar seus jogos somente com um sorteio semanal, sendo um sistema muito demorado
De 1983 a 1995, o sistema evoluiu e o atendimento passou a ser através de máquinas eletrônicas onde os jogos eram registrados em uma fita cassete e enviados novamente para a central de processamento, porém com maior agilidade das filas e também