Gerenciamento de Estoques - SCM
Curso Técnico Em Logística
Disciplina: Cadeia de Suprimento (SCM)
GERENCIAMENTO DE ESTOQUES
Introdução
O sucesso ou fracasso de muitas organizações encontra-se através da gestão de estoque, que é constituída por administração de materiais, recursos humanos e financeiros. A gestão de estoques constitui em uma série de ações que permitem ao administrador verificar se os estoques estão sendo bem utilizados, bem localizados em relações aos setores que deles utilizam, bem manuseados e bem controlados.
A gestão de estoque permite importantes ganhos, com eficiência, redução de falhas e custos, rapidez, confiabilidade e capacidade de rastreamento. Devido à complexidade dos processos envolverem uma serie de procedimentos e afetarem dois aspectos do negócio: a disponibilidade do produto e o custo, ambos com impacto direto no resultado ou na rentabilidade.
O grande desafio é encontrar o equilíbrio entre essas variáveis: se a política adotada tenta assegurar a disponibilidade aumentando o estoque, provoca um impacto diretamente nos custos relativos à sua manutenção, como capital de giro e armazenamento; por outro lado, se para cortar os custos os estoques são demasiadamente reduzidos, corre – se o grande risco de não atender o cliente. Mas quando encontramos o equilíbrio os resultados são significativos na sua lucratividade e uma boa competitividade no mercado atual.
Funções do Estoque
Os estoques tem a funcionalidade de: Separar fases do processo com estabilidade operacional, dispor produtos para venda imediata, beneficiar-se de desconto de quantidade e defesa de inflação e subidas súbitas de preços.
Tipos de Estoque
Existem alguns aspectos que devem ser especificados para montar um sistema de controle de estoque. É importante conhecermos os diferentes tipos de estoque existentes. São eles: Estoque Ativo e Estoque Inativo.
Estoque Ativo
Produção: constituído por matérias-primas e componentes