gerenciamento de crise
Ana de Fatima da Silva
2012105168
VIGILÂNCIA PATRIMONIAL E SEGURANÇA ORGÂNICA
CARACTERÍSTICAS DO SETOR E O IMPACTO SOBRE O POLICIAMENTO
3 - ÁREAS DE ESTÁGIO
Segurança patrimonial de empresas, segurança pessoal, O profissional formado nesse curso aplica conhecimentos e técnicas de segurança para preservar e organizar diversos segmentos da sociedade, seja em relação a um indivíduo, seja em relação a um grupo de pessoas. Ele é responsável pelo planejamento, pela operação e pelo controle do gerenciamento da segurança pública, privada e empresarial, com base em estudos que mostrem as fragilidades operacionais que podem pôr em risco as pessoas envolvidas em determinado processo. Também é habilitado para controlar a poluição ou minimizar os efeitos de fontes poluidoras.
4 - DELIMITAÇÃO DO SEGMENTO DE ATUAÇÃO
Segmentos:
Segurança patrimonial: tem como objetivos a preservação de bens e patrimônios, e prevenção de riscos provenientes de ações criminosas, geralmente atuam em bancos, organizações comerciais e industriais diversas; órgãos públicos, condomínios fechados, prédios ou residências, shoppings centers, estádios de futebol, centro de exposições, casas de eventos, e espetáculos diversos, bares, restaurantes, etc. Segurança orgânica: São empresas que ao invés de contratar serviços especializados das empresas de proteção, constituem seu próprio organismo de segurança. Atuam em bancos, organizações comerciais, e industriais diversas, condomínios empresarias e residências, e shopping centers.
5 – PROBLEMAS DETECTADOS
O aumento da violência e da criminalidade no país fez aumentar o uso da segurança privada, evidenciada pela ampliação de guardas privados e pelo montante de veículos de segurança patrimonial circulando nas ruas das cidades. Ela vem atuando em segurança eletrônica, segurança patrimonial (bancária, comercial, industrial, residencial, de condomínios e