gerenciamento de construçao
1.1.1 Planejamento Executivo das Obras
Planejamento é entendido como o ato de elaborar um roteiro de um empreendimento. É o processo de estabelecer, com antecedência, as ações, os recursos, os métodos e os meios necessários para a execução de um projeto. Em um canteiro de obras, o planejamento executivo tem por objetivo estabelecer a sequência física das atividades executadas. As principais ferramentas utilizadas para o detalhamento de um planejamento executivo são as redes de precedências; os cronogramas de barras; os formulários contendo normas e instruções e os mapas, gráficos, projetos e croquis.
Pode-se dizer que o planejamento é o processo de tomada de decisões que envolvem o estabelecimento de metas e dos procedimentos necessários para atingi-las, sendo efetivo quando seguido de um controle (RIBEIRO, 2009).
Figura 1- Níveis verticais de planejamento
1.1.2 Programação
Um dos elementos fundamentais para o planejamento de um projeto é seu tempo de duração. A duração de cada uma das atividades que compõem o projeto é que determina o tempo total de duração do mesmo. A duração de cada atividade é determinada de acordo com o tipo e a quantidade de serviço que a compõe, bem como da produtividade da mão de obra que a executa, admitindo-se, inicialmente que a mão de obra, os tipos e quantidade de materiais, equipamentos e outros recursos necessários para execução estarão disponíveis oportunamente. A duração destas atividades é estimada e representada por cronogramas definidos no planejamento. Tais cronogramas têm a função de alimentar a programação e o controle da obra. Isto acontece devido à mão de obra ser um dos dois recursos mais presentes em todas as atividades do projeto (RIBEIRO, 2009). As redes PERT/CPM (Program Evaluation and Review Technique/Critical Path Method), também chamadas de cronogramas de rede ou redes de planejamento, se fundamentam na decomposição do projeto em atividades interligadas formando uma