Gerenciamento de categorias
Este artigo procura abordar o gerenciamento de categorias conjunto de técnicas para proporcionar uma gestão mais eficiente e pode ser utilizado por qualquer empresa, independentemente de seu tamanho ou localização; processo de parceria entre varejista e fornecedor que consiste em definir categorias de produtos conforme a necessidade e gerenciá-las como se fossem unidades estratégicas de negócios por meio de uma pesquisa descritiva e qualitativa. Com o objetivo aumentar as vendas e a lucratividade por meio de esforços para agregar maior valor ao consumidor final. Trazendo assim, benefícios como reduções significativas de custo e melhores resultados comerciais, focalizando as práticas de merchandising e marketing mais eficientes, sempre orientadas na busca de otimizar os produtos de forma a atrair o Shopper (consumidor no ponto de venda).
Palavras chave: Gerenciamento de categorias. Shopper. Categorias. Otimizar.
1. INTRODUÇÃO
Vivemos em um novo século onde para se tornarem bem sucedidas, indústria e varejo precisam conhecer bem o perfil de seus clientes, pois agora são eles que passam a ditar as regras, escolhendo produtos e marcas de sua preferência em lojas que atendam suas necessidades momentâneas, tornando assim essa compra em uma experiência agradável e prazerosa.
Partindo da necessidade de chamar a atenção do consumidor é preciso estudar o mix de produtos trabalhados através da percepção dos clientes. Esta visão pode ser alcançada através do gerenciamento por categorias, que é uma das ferramentas do Efficent Consumer Response, ou Resposta Eficiente ao Consumidor (ECR). O posicionamento dos produtos influencia diretamente na decisão de compra.
Segundo Blessa (2003) a visão é o sentido humano mais influente no momento de escolha da compra, pois é o sentido que faz com que o consumidor reaja em direção ao produto. Por este motivo, os produtos mais evidentes no ponto de venda tem vantagem em relação aos concorrentes em determinada categoria. Além