Gerenciamento De Arquivos
Professor: Plínio
Disciplina: Rede de Computadores
Alunos: Ana Carolina, Claudiana Rodrigues, Tatiane Coli e Wesley Fernandes.
Turma: 24.02
Gerenciamento de Arquivos
Gerenciador de arquivos ou gestor de ficheiro é um programa de computador usado para criar e organizar diretórios e arquivos em sistemas operacionais. O gerenciamento de arquivos tem como função: gerenciar espaços alocados, criar e apagar arquivos.exe., criar e deletar diretórios de memória swap, mapear arquivos em disco em massa, fazer a manipulação de arquivos e diretórios (directx, copyling, cding, etc.)
O gerenciamento de arquivos no Linux baseia-se num esquema de vários níveis, onde a camada principal é o VFS (Virtual File System), que esconde da aplicação às características dos diversos sistemas de arquivo reconhecidos pelo Linux. Quando uma aplicação solicita uma operação sobre algum arquivo, essa solicitação é encaminhada para o VFS, que reenvia a solicitação para um dos SA registrados.
O VFS utiliza uma estrutura chamada superbloco para manter as informações referentes aos diversos sistemas de arquivos montados (tipo, ponto de montagem, dispositivo de bloco utilizado, arquivos abertos). Também utiliza index-node ou nós-i, semelhantes aos nós-i do Ext2, com as informações sobre os arquivos (permissões, blocos utilizados, dono, etc.).
Os sistemas de arquivos registrados no VFS podem ser classificados em 3 grupos: (i) dispositivos de blocos (Ext2, Ext3, Ext4, Reiserfs, XFS, VFAT); (ii) associados a rede (NFS,SMB); (iii) dispositivos especiais (procfs, tempfs). Todos esses sistemas podem ser carregados como módulos.
O Ext2 está deixando de ser o padrão de sistema de arquivos utilizado no Linux, particularmente por sua deficiência quando ocorre uma pane. Neste caso, o sistema operacional deve executar uma varredura completa para verificar o estado do sistema. Outros sistemas foram criados para resolver essa deficiência, utilizando um recurso