Gerenciamento Ambiental
Definição – Ecoeficiência é a união entre o fornecimento de bens e serviços sustentáveis a preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas, e assim, promove a redução dos impactos ambientais e de consumo de recursos naturais.
Ecoeficiência e sustentabilidade
• Apesar de ecoeficiência e sustentabilidade serem palavras que estão sempre juntas, possuem diferenças:
• Ecoeficiência é o desafio de utilizar a sustentabilidade de baixo custo, de modo a se inserir no mercado e ser aceito pela população.
• Já a sustentabilidade não é apenas ecoeficiência é muito mais amplo, é necessário uma inclusão social para ser sustentável.
Para explicar um pouco melhor este assunto, veja o exemplo dado pela Vanêsca Buzelato
Prestes, diretora do Instituto O Direito por um
Planeta Verde: “Nesta linha, temos visto sustentabilidade confundir-se com ecoeficiência, por exemplo. É indubitável que a ecoeficiência é um importante elemento da sustentabilidade” • “a sustentabilidade é mais ampla” exige integração com as políticas públicas setoriais e necessariamente implica em inclusão social, e cita, “Uma cidade ecoeficiente, por exemplo, pode não ser inclusiva e desta forma não será sustentável”, de acordo com a especialista.
Ecoeficiência empresarial
• A ecoeficiência empresarial é definida como o processo de busca de equilíbrio entre os ganhos ambientais e econômicos. Para a empresa ser ecoeficiente, ela deve estar bem informada sobre o ambiente no qual opera, principalmente quanto à capacidade de suporte e resiliência.
Os termos significam, respectivamente, a quantidade de recursos extraídos sem comprometer sua disponibilidade no futuro e a capacidade do ambiente de recuperação de um impacto sofrido.
• Os princípios da ecoeficiência empresarial são a redução dos gastos de materiais e de energia com bens e serviços, redução da emissão de substâncias tóxicas, intensificação da reciclagem de materiais,