Gerenciadores De Arquivos
Seu sucessor mais famoso é o FAT32, que trabalha em 32 bits e com clusters menores, o que proporciona menor desperdício. É confiável e pode posicionar o diretório em qualquer luagr do disco e pode suportar partições de até 2TB.
Temos também a formatação xFAT, que é muito mais veloz que o FAT32 e ideal para formatações de pendrives utilizados para arquivos grandes ou mesmo HDs cuja velocidade de acesso é de suma importância. É também chamada de FAT64 por trabalhar em 64 bits.
Já o sistema de arquivos NTFS é amplamente usado nos sistemas operacionais Microsoft e foi criado quando surgiu a necessidade de um sistema de arquivamento para o Windows NT, que é bastante eficiente ao trabalhar com arquivos grandes e discos rígidos extensos e permite que um usuário defina o que os outros irão acessar, contando com 64 bits. Possuindo a capacidade de recuperar alguns erros de disco de forma automática.
E criou posteriormente o NTFS5, que possui a capacidade de criptografar os dados no disco rígido, com as cotas de disco, um administrador pode restringir o uso do espaço utilizado por outros usuários.
As máquinas da Apple, assim como as da Microsoft, possuem um sistema de arquivos padrão, que no caso dos Mac é a HFS+, desenvolvida pela própria Apple. Por meio de uma tabela, ao reiniciar o sistema, basta apenas procurar as últimas ocorrências escritas, uma vez que ele permite a formatação cronológica da unidade, trabalhando com até 32 bits e aceitando nomes de até 255 caracteres.