Gerencia pública
TURMA 06.2010 – AUDITORIA GOVERNAMENTAL
RESENHA CRÍTICA
O MODELO ESTRUTURAL DE GERÊNCIA PÚBLICA
Brasília - DF
Setembro 2010
FLAVIA DOS SANTOS PEREIRA
O MODELO ESTRUTURAL DE GERÊNCIA PÚBLICA
Resenha crítica apresentada como requisito para conclusão da disciplina Administração Pública e Contemporânea do curso de Pós-graduação lato sensu da Faculdade da Grande Fortaleza no Curso de Auditoria Governamental.
Tutor: Alexandre Fernandes Soares
Brasília - DF
Setembro 2010 SUMÁRIO
1. CREDENCIAIS DO AUTOR 4
2. INTRODUÇÃO 4
3. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO 4
4. APRECIAÇÃO CRÍTICA 5
5. INDICAÇOES DA RESENHISTA 6
6. CREDENCIAIS DA RESENHISTA 6
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. O modelo estrutural de gerência pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 42 (2), 2008: 391-410, mar./abr. 2008.
1. CREDENCIAIS DO AUTOR
Luis Carlos Bresser Pereira é brasileiro. Graduou-se em Direito pela USP. Obteve o grau de mestre em Administração de Empresas, na Michigan State University; doutor e livre docente em Economia pela Universidade de São Paulo. Trabalhou sempre como professor universitário, por 20 anos foi executivo de uma grande empresa, e ocupou diversos cargos públicos, inclusive a chefia de três ministérios. Representante de um ativo grupo de economistas ligados à Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, marcou sua vida intelectual e política com a defesa e a busca de um projeto desenvolvimentista para o Brasil. Costuma lembrar que o Brasil só teve projetos desenvolvimentistas nos governos Getúlio e Juscelino. De lá para cá, o país ficou a maior parte do tempo entregue a um modelo neoliberal, imposto de fora para dentro. A editora FGV publicou o livro O Brasil e o Desenvolvimento na Obra de Bresser-Pereira, que comemora os 70 anos do Economista, reunindo suas idéias sobre Brasil e desenvolvimento
2. INTRODUÇÃO
Bresser-Pereira expõe, de