Gerencia do processador
Com o surgimento dos sistemas multiprogramáveis a gerencia do processo podem estar no estado de pronto, alguns critérios determinam qual processo será escolhido para usar o processador daí a chamada POLITICA DE ESCALONAMENTO.
Funções Básicas * Manter o processador ocupado a maios parte do tempo * Balancear o uso da UCP entre processos * Privilegiar a execução de aplicações criticas. * Maximizar o throughput (tx de transferência) do sistema * Oferecer tempo de resposta para usuários interativos
Critérios de Escalonamentos * Utilização do processador - Na maioria dos sistemas é desejável que o processador passe a nmaior parte do tempo ocupado. * Throughput – Representa o numero de processos executados em um determinado intervalo de tempo. * Tempo de processador – tempo que um processo leva no estado de execução durante seu processamento. * Tempo de espera – É o tempo total que um processo permanece na fila de pronto durante seu processamento aguardando ser executado. * Tempo de Turnaround – É o tempo que o processo leva desde a sua criação até seu termino. * Tempo de resposta – tempo decorrido ente uma requisição ao sistema ou a aplicação e o que a resposta é exibida.
Escalonamentos do tipo não-preemptivos são aqueles onde o sistema operacional não pode interromper o processo em execução para retirá-lo da CPU. Assim sendo, se nenhum evento externo ocorresse durante a execução do processo, este permanecia na CPU até terminar ou então alguma instrução do próprio programa o desviasse para o estado de espera(operação de E/S).
Preemptivos são caracterizados pela possibilidade de o sistema operacional interromper o processo em execução para retirá-lo da CPU e dar lugar a outro.
Escalonamento First-in- First-Out Ou seja o processo que chegar primeiro ao estado de pronto é selecionado para execução. Apesar de simples o escalonamento FIFO tem algumas deficiências, o principal problema é a