Gerencia do Conhecimento
O gerenciamento do conhecimento é um processo que identifica,avalia,captura, estrutura e difunde o conhecimento sobre determinados assuntos.
Há muito tempo, alguns estudiosos ligados à área de tecnologia da informação e ao estudo do gerenciamento do conhecimento vêm alertando para a realidade existente na maioria das empresas no tocante ao desconhecimento do saber existente em todas elas. O volume de dados, informações e conhecimentos só tem aumentado exponencialmente nos últimos tempos, em virtude do maciço uso das facilidades da Internet e de suas variações, intranet e extranet.
Primeiro, surgiu o KM, Knowledge Management, ou Gerência do Conhecimento, quando algumas começaram a buscar formas de aproveitar o capital intelectual existente nelas. Um dos casos mais célebres é o da Shell. Nessa empresa trabalhou um dos maiores especialistas em gestão de conhecimento: Arie de Geus, que escreveu um livro chamado The living company (a empresa viva), que trata de sua experiência durante 38 anos de trabalho para essa empresa. Outro pioneiro dessa área é o Prof. Peter M.Senge, foi o primeiro a desenvolver uma doutrina consistente.
CONCEITO DE CONHECIMENTO
O que é conhecimento?
Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação.
Conhecimento também inclui descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos.
TIPOS DE CONHECIMENTO
Tipos de Conhecimento: Em 1966 o médico húngaro Michael Polanyi (1891-1976) diferenciou dois tipos de conhecimento: tácito e explícito. Seu conceito de conhecimento se baseava em três teses: a verdadeira descoberta não pode ser atingida através de uma seqüência de regras ou algoritmos; o conhecimento é público, mas resulta da experiência pessoal como é construído por humanos, contém emoções e paixões; e todo conhecimento é tácito ou tem raízes no