gerencia de projetos
Jamil Miranda Vilela
Gerência de Projetos
No mundo da informática, pode-se dividir a gerência de projetos em duas grandes áreas: a gerência de projetos de desenvolvimento de software e a gerência de projetos específicos.
A gerência de projetos de desenvolvimento de software é responsável por planejar, organizar, administrar os cargos, dirigir e controlar as atividades de desenvolvimento. O sucesso ou fracasso de um sistema informatizado pode ser atribuído à capacidade da organização de gerenciar os seus recursos dentro das limitações de orçamento, tempo e funcionalidades.
A gerência de projetos específicos atua de forma semelhante à gerência de projetos de desenvolvimento. No entanto, o produto final nem sempre é um sistema informatizado. O objetivo de um projeto específico pode ser desenvolver uma nova tecnologia, adaptar ferramentas existentes, elaborar novos modelos de atuação, entre outros. Usualmente, as organizações criam um projeto específico, com duração determinada, para solucionar algum problema encontrado.
Gerência de projetos de implantação
A implantação ou adequação de um sistema integrado de gestão em uma empresa exige a realização de muitas atividades complexas e interligadas que devem ser muito bem planejadas, orçadas e executadas para não frustrar os objetivos da empresa.
Dependendo do porte e dos processos de negócio envolvidos, um projeto deste tipo pode se traduzir em milhares de atividades a serem realizadas em diversas áreas da empresa, que exigirão a criação de uma equipe de projeto com recursos humanos internos (funcionários) e externos (Consultores especializados) e este "Time de projeto" precisa ser gerenciado por profissionais com experiências anteriores de sucesso em projetos de mesma magnitude.
A metodologia de trabalho impõe reuniões específicas e periódicas de planejamento e controle das atividades do projeto, baseadas em cronogramas de trabalho, controle de qualidade das atividades e