Gerencia de Projeto de Software
1.5.1 CONCEITO
Gerência de projetos é a primeira camada do processo de engenharia de software. Chama-se camada, em vez de etapa ou atividade, porque ela abrange todo o processo de desenvolvimento, do inicio ao fim.
O gerenciamento de projetos de softwares é uma parte essencial da engenharia de software. Um bom gerenciamento não pode garantir o sucesso de um projeto. No entanto, um mal gerenciamento resultas em falhas do projeto: o software é entregue com atraso, custa mais do que foi originalmente estimado e falha ao atender seus requisitos.(SOMMERVILLE, 2007, p.61).
Segundo Pressman (1995, p.55) para conduzir um projeto de software bem sucedido, deve-se compreender o escopo do trabalho a ser feito, os riscos que incorre-se, os recursos exigidos, as tarefas a serem executadas, os marcos de referencia a serem acompanhados, o esforço (custo) despendido e a programação a ser seguida. A gerencia de projetos de software oferece essa compreensão, pois ela começa antes do trabalho técnico, prossegue a medida que o software se desenvolve do modelo conceitual para a realidade e encerra somente quando o software se torna obsoleto e é aposentado.
1.5.2 ATIVIDADES DE GEENCIAMENTO DE SOFTWARE
Segundo Sommerville (2007, p. 62) é impossível fornecer uma descrição de trabalho-padrão para um gerente de software, pois este varia muito, dependendo da organização e do produto de software que está sendo desenvolvido. Contudo, a maioria dos gerentes assume a responsabilidade, em algum estagio, por algumas ou todas as seguintes atividades:
Elaboração da proposta;
Planejamento e desenvolvimento do cronograma do projeto;
Custo do projeto;
Monitoração e revisões do projeto;
Seleção e avaliação de pessoal;
Elaboração de relatórios e apresentações;
Continuando com Sommerville (2007, p. 62) a atividade de elaboração da proposta descreve os objetivos do projeto e como ele será realizado. Geralmente inclui as estimativas de custos e de