Gerencia de memoria
Logica: É um processo que visa, ou seja, ele faz o endereçamento e acessa usando as instruções. Ela manipula suas variáveis. Cada memoria logica possui ou tem seu próprio processador.
Física: É integrada pelos circuitos da memoria pela eletrônica do computador. Como o endereço físico leva as informações para memoria física com isso é usada para endereçar os circuitos. O espaço de endereçamento logico é formado por todos os endereços lógicos, sendo assim cada processo tem um espaço de endereçamento. Já o espeço de endereçamento físico é formado por todos os endereços aceitos pelos circuitos integrados de memoria. MMU – Unidade de Gerencia de Memoria, fazendo parte do hardware tem a função de utilizar os mecanismos básicos que serão usados pelos SO para administrar a memoria. Faz o mapeamento dos endereços lógicos gerado pelos processos nos correspondentes de endereços físicos. Resumindo o processador gera os endereços lógicos que é entregue ao MMU onde ocorre o mapeamento dos endereços onde gera o endereço físico que é enviado a memoria. Para haver a correção de endereços é chamado de relocação. Com isso existe um carregador que executa uma relocação do programa em tempo de carga nomeado como carregador relocado. Já o que não precisa corrigir durante a carga é chamado de carregador absoluto.
Partições Fixas
São formas de programar a memoria, e dividir ela. Na primeira divisão para o uso do SO e a outra para o uso dos processos de usuários. Depois a parte utilizada para os usuários é dividida em n partições com tamanhos diferentes, porem com valores fixos. A fragmentação interna quando o processo introduz uma parte maior que ela, já a fragmentação externa existe quando tem espaço nas partições, mas o processo não inicia já que elas são continuas.
Partições Variáveis
Seus tamanhos são ajustados de acordo com as necessidades dos processos. Os espaços livres na memoria física são mantidos pelo SO em uma lista de lacunas.