Gerencia De Memoria
Android OS, IOS e Symbian OS
Edinaldo Malheiros
Jessica de Oliveira Pereira
Larissa Ferreira Slavik
Leonidas Peligrineli
2
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é comparar como os Sistemas Operacionais (S.O) mobile trabalham a gerencia de memória RAM (Random Access Memory) tendo em vista que cada sistema foi baseado em um Kernel diferente.
Como objeto de estudo foram escolhidos os sistemas Symbian, o primeiro sistema operacional para este tipo de plataforma, Android e IOS, atualmente os mais populares.
3
Symbian
Lançado em 1998 pela Symbian Foundation e inicialmente para os aparelhos da Nokia e
Sony Ericsson, o Symbian OS foi o primeiro Sistema Operacional desenvolvido para
Smartphones e durante muito tempo foi o sistema mais utilizado neste tipo de plataforma. O Symbian foi baseado inicialmente no Kernel EKA1 que possuía recursos como multiprogramação preemptiva (escalonamento de processos) e proteção de memória.
Posteriormente, a partir da versão 8.0 do sistema, foi adotado o Kernel EKA2 que era capaz de dedicar um tempo maior para processos que exigem prioridade em tempo real.
Ambos os núcleos trabalham a gerência de memoria da mesma maneira. O Kernel EKA não utiliza Swap, memória virtual, porém utiliza outros recursos para gerencia da memória como o MMU (Memory Management Unit).
Para isso o Symbian, assim como a maioria dos sistemas, divide sua memória está em páginas lógicas e molduras físicas (que chega em tamanho para cada de 4kb) visto isso, juntamente com sua memória (que chega aos 4GB), percebemos que assim podemos obter uma tabela de página com milhões de entradas. Não é recomendado que use até
1MB de memória para esta tabela, pois assim, seu sistema acabaria sobrecarregado.
Para não haver tanta sobrecarga no sistema, foi adotado uma tabela de dois níveis, sendo eles: page directory (onde os primeiros bits do endereço fornecem ligação para o próximo nível) e page tables (que fornecem ligação para a memória física).