gerencia de memoria
Funções Básicas
Em geral os programas são armazenados em memorias secundarias, como os discos (HD), por serem do tipo não-volátil, abundante e de baixo custo. Como o processador somente executa instruções localizadas na memória principal, o S.O. deve sempre transferir programas da MS para a MP antes de serem executados. A gerencia de memoria deve tentar manter a MP o maior numero de processos residentes, permitindo maximizar o compartilhamento do processo e de mais recursos computacionais. Outra preocupação na gerencia de memoria é permitir a execução de programas que sejam maiores que a memoria física que esta disponível, implementara através de técnicas como o overlay e a memória virtual.
Alocação contínua simples (ALS)
Neste tipo de organização, a MP é subdividida em duas áreas uma para o sistema operacional e outra para os programas dos usuários. Apesar de fácil implementação, a locação continua simples não permite a utilização eficiente dos recursos computacionais. Cadastro
Impressão
Técnica de overlay
Na alocação continua simples todos os programas estão limitados ao tamanho da área de memoria principal disponível para o usuário. Uma solução encontrada para este problema é dividir o programa em módulos, de forma que esta seja possível a execução independente de cada módulo, utilizando uma mesma área de memoria. A independência do código significa que quando um módulo estiver na memoria, o outro não precisa estar presente. O modulo principal é comum aos módulos independentes e deve permanecer em memoria todo o tempo de execução do programa.
Alocação particionada
Os sistemas operacionais evoluíram no sentido de proporcionar melhor aproveitamento dos recursos disponíveis
ESTÁTICA nos primeiros sistemas