Gerencia de escopo
Carlos Eduardo Marquioni2, M.Sc., PMP
Resumo:
Considerando que a qualidade do processo utilizado para o desenvolvimento e a manutenção de um produto ou sistema tem influência direta em sua qualidade final, o artigo apresenta alguns dos processos da Engenharia de Requisitos como uma alternativa viável e prática para melhoria da qualidade de software através da sistematização dos processos de gerenciamento de escopo (de projeto e de produto) – tanto nos casos de desenvolvimento quanto de manutenção deste tipo de produto. A abordagem, que é aderente às recomendações das referências PMBoK e CMMI-DEV, baseia-se na definição de uma WBS (Work Breakdown Structure) padrão a partir dos processos da Engenharia de Requisitos. Esta WBS passa a ser customizada para cada projeto de software em função de um critério objetivo definido pela organização (no caso deste artigo é considerado como exemplo o critério ‘tamanho do projeto de software, baseado em uma estimativa de pontos por função’), possibilitando melhoria nos processos relacionados à gestão do escopo, com conseqüente melhoria no produto final.
Palavras-chave: WBS; Lista de Requisitos; Engenharia de Requisitos; Gestão de
Escopo de Produto; Gestão de Escopo de Projeto.
Project Scope Management x Product Scope Management: Requirements Engineering supporting Software Management
Abstract:
This article presents some of the Requirements Engineering processes as a practical and viable alternative to scope management (both, project and product scope management) in the case of software projects, considering that the quality of a product or a system is influenced by the quality of the process used to develop or maintain it.
1
Artigo apresentado no III Simpósio Internacional de Administração e Marketing/V Congresso de Administração da ESPM realizado na ESPM/SP em Dezembro/2008. 2 marquioni@marquioni.com.br –