Gerencia de configuração
a) O que é gerência de configuração?
É um conjunto de atividades de apoio ao desenvolvimento que permite que as mudanças inerentes ao desenvolvimento sejam absorvidas pelo projeto de maneira controlada, mantendo a estabilidade na evolução do software
b) Por que o processo de gerência de configuração é importante?
Porque ele controla a evolução do software, deixando tudo mais organizado e menos complexo, deixando tudo mais simples.
c) Quais são as perguntas que a GC responde?
Quais mudanças ocorreram no sistema?
Por que essas mudanças ocorreram?
O sistema contínua íntegro mesmo depois das mudanças?
d) Qual o principal objetivo do gerenciamento de mudanças?
Decidir com base no impacto da mudança
Limitar as mudanças aplicando apenas as estritamente necessárias
Facilitar a avaliação de custos e compromissos
Documentação das variações
e) Quais os benefícios do uso do controle de versão?
Controle do histórico: facilidade em desfazer e possibilidade de analisar o histórico do desenvolvimento, como também facilidade no resgate de versões mais antigas e estáveis. A maioria das implementações permitem analisar as alterações com detalhes, desde a primeira versão até a última.
Trabalho em equipe: um sistema de controle de versão permite que diversas pessoas trabalhem sobre o mesmo conjunto de documentos ao mesmo tempo e minimiza o desgaste provocado por problemas com conflitos de edições. É possível que a implementação também tenha um controle sofisticado de acesso para cada usuário ou grupo de usuários.
Marcação e resgate de versões estáveis: a maioria dos sistemas permite marcar onde é que o documento estava com uma versão estável, podendo ser facilmente resgatado no futuro.
Ramificação de projeto: a maioria das implementações possibilita a divisão do projeto em várias linhas de desenvolvimento, que podem ser trabalhadas paralelamente, sem que uma interfira na outra.