Gerdau sa, análise das demonstrações financeiras e de seus indicadores
Análise das demonstrações financeiras e de seus indicadores
Introdução
- Situação econômica mundial e brasileira
Nos EUA recentemente foi aprovado um pequeno aumento da capacidade de endividamento o que acalmou países credores, que possuem grandes valores em títulos americanos, que temiam que os americanos declarassem moratória.
Na Europa, a crise econômica que começou com os créditos americanos em 2008 acabou abalando a Europa também, que tem vários países em situação difícil de endividamento.
O Brasil, não tão afetado pela crise como outros países em franco desenvolvimento e que vive um momento de desenvolvimento econômico, tem cada vez mais realizado grandes obras, muitas de infra-estrutura, construção de indústrias, hidrelétricas, entre outros, campos em que a atividade da Gerdau é de suma importância.
Frente ao bom momento da economia brasileira uma análise de desempenho se faz necessária pelas grandes oportunidades que vem surgindo nas áreas em que a Gerdau atua. - Objetivo do trabalho e metodologia adotada
Ter noção de como aumentar o crescimento da empresa, sabendo que gastos adicionais poderiam ser cortados, onde o dinheiro poderia ser mais bem investido e etc.
Sendo assim, pretende-se chegar ao objetivo por meio da análise dos índices, calculados após serem obtidos os dados publicados pela Gerdau em relatórios anuais, chegar às conclusões de como a empresa deve se portar para ter maior crescimento com menos risco.
Índice
I. Caracterização da empresa
II. Demonstrações financeiras
III. Análise Financeira de Empresas
IV. Resultado e Análises
V. Conclusão
I. Caracterização da empresa
A empresa foi fundada por João Gerdau no ano de 1901 como Fábrica de Pregos Pontas de Paris em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Mais tarde, em 1930, os irmãos
Walter e Hugo Gerdau estavam entre os fundadores do Centro de Indústria Fabril, embrião da Fiergs. Em 1946, Curt Johannpeter, genro de Hugo Gerdau, assumiu a