Gerações de computadores
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento dos meios de comunicações, sobretudo a digital, tornou o mundo muito mais integrado e interligado. As distâncias são transpostas rapidamente, o que da a ideia de que tudo está mais próximo e a tornar o mundo “menor”.
A algumas décadas, seria inacreditável uma pessoa se comunicar com outra através de equipamentos e aparelhos que permitissem a comunicação instantânea bem como efetuar diversas transações bancarias e pesquisas científicas sem sair de casa.
Todas essas inovações tecnológicas causaram mudanças significativas na vida de uma parcela da população, as de maior poder aquisitivo.
As inovações tecnológicas que surgem todos os dias podem ser observadas no lançamento de uma infinidade de equipamentos e aparelhos cada vez mais sofisticados, dês de computadores portáteis que cabem na palma da mão a equipamentos multifuncionais de alta resolução.
Pra compreendermos a evolução e o desenvolvimento das tecnologias de informação, especificamente , o computador , justifica-se realização desta pesquisa.
Geração de computadores
1.1 Primeira Geração
Os computadores de primeira geração são todos os baseados em tecnologias de válvulas eletrônicas. Esta geração vai até 1959, mas seu início é classificado em 1942 e 1951. Os computadores da primeira geração normalmente quebravam após não muitas horas de uso. Tinham dispositivos de Entrada/Saída primitivos, calculavam com uma velocidade só de milésimos de segundo e eram programados em linguagem de máquina.Considerando que só em 1951 surgiram os primeiros computadores produzidos em escala comercial
1.2 Segunda Geração
Nos equipamentos de segunda geração, a válvula foi substituída pelo transistor, tecnologia usada entre 1959 e 1965. O transistor foi desenvolvido em 1947 no Bell Laboratórios e por William Shockley,