Geração Y
É formada pelos nascidos entre os anos 1984 e 2002. Eles são filhos da Geração X e netos dos Baby Boomers. É uma geração nova, por que ainda não há uma conceituação clara das características desta geração, a não ser pelo fato que nasceram em um mundo que estava se transformando em uma grande rede global. Com a Internet, o e-mail, redes de relacionamento, recursos digitais, fizeram com que a Geração Y fizesse milhares de amigos ao redor do mundo, sem ao menos terem saído da frente de seus computadores. A mobilidade nas comunicações é outra característica associada ao consumo da Geração Y. Não há uma data exata de início e do fim desta geração. Alguns estudiosos dizem que a geração Y se mantém até 2010. Também são chamados de Millennials por ser a geração da mudança do milênio.
A definição foi criada pelo Advertising Age, uma revista de publicidade e propaganda Norte Americana, que definiu, em 1993, os hábitos de consumo dos adolescentes da época. Por serem filhos da Geração X, acharam óbvio, que a nova geração fosse chamada pela próxima letra do Alfabeto.
O Jovem da geração Y é multitarefa. Consegue falar com amigos ao telefone, enviar mensagens, visitar os sites de relacionamento e ouvir uma música. Tudo simultaneamente. A internet é o centro da Geração Y. A Geração Y não sente a necessidade de se aprofundar em nada. Não decoram nada, pois não sentem essa necessidade. Quando precisar de uma informação, o jovem saberá onde encontrá-la, na Internet, pois um jovem conectado não demora mais do que poucos segundos para encontrar qualquer coisa que necessite. Aos poucos a Internet vai substituindo, para esta geração, os livros e material didático.
Os dispositivos tecnológicos são uma necessidade imprescindível para esta geração. Se pudéssemos fazer uma releitura da Hierarquia das necessidades humanas, voltada a esta geração, os gadgets apareceriam como itens de necessidade básica, precedendo as necessidades sociais.
O relacionamento não precisa ocorrer