geração y (ju)
"O que define uma geração são os valores que as pessoas de determinada época tem em comum no momento de formação da sua identidade social. São os eventos compartilhados e não as fronteiras biológicas que dão substância ao conceito de geração", explica a consultora da Macroplan.
Para exemplificar a tese, Karla apresentou características de cinco gerações que convivem atualmente no mercado de trabalho - dos seniores aos Y's. Baseada em contextos históricos, a análise mostrou as marcas geracionais de cada época mas também chamou atenção para o movimento dos valores através dos tempos.
"Cada geração possui características dominantes mas não estanques. Algumas vão sendo adaptadas a cada fase do ciclo de vida. Porém, os valores compartilhados pelos jovens de cada geração tendem a estruturar suas condutas ao longo de suas vidas", analisa Karla.
Desafio de RH é gerir pessoas multigeracionais
Da mesma maneira como o jovem adapta comportamentos em cada momento de sua vida, pessoas de gerações anteriores também absorvem características dos Y's. Dessa forma, os ambientes de trabalho ficam repletos de pessoas multigeracionais - como definiu Karla durante a apresentação. Segundo ela este, hoje, é o maior desafio das áreas de recursos humanos.
"A coexistência de gerações exige maior flexibilidade na gestão de pessoas. Benefícios customizáveis e novos processos de avaliação e remuneração, por exemplo, poderão ser aderentes aos valores da Geração Y, mas também serão atrativos a pessoas de