Geração tecnologia
ASSUNTO: Leitura
DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO: Infância e tecnologia.
OBJETIVO: Mostrar como a tecnologia pode influenciar o hábito de ler das crianças.
A leitura é um hábito que pode variar de um indivíduo para o outro, estando aquele ligado a fatores como, o ter nascido numa família de leitores, ter passado num sistema escolar preocupado com o hábito de leitura, acessibilidade ao livro entre outros. Mas é fato que estamos lidando com uma nova geração de crianças, crianças mais familiarizadas com as tecnologias.
As crianças da atual geração nasceram na era dos computadores, tablets, smartphone, e da internet. Esse maior contato desde cedo tornou essas crianças mais aptas ao aprendizado quanto ao uso da tecnologia. Diante deste fato é cada vez mais comum que crianças tenham acesso primeiro aos teclados de um computador/notebook, do que até mesmo um lápis.
Diante dessa situação é impossível e desnecessário vetar nossas crianças do uso da tecnologia, o que de melhor podemos fazer é guia-las para o melhor uso desta ferramenta maravilhosa que pode ser a tecnologia e a internet. Se usada de forma adequada essas duas ferramentas unidas podem ser a melhor arma para incentivar o hábito da leitura, tendo em vista que tudo presente neste meio trata-se de textos dos mais diversos tipos, desde audiovisuais a textos escritos ou apenas imagens.
Com o uso da tecnologia as crianças estão mais próximas a leitura e a escrita já que o uso da internet, celulares e as redes sociais, exige a todo tempo a leitura e a escrita do usuário. O contato com as redes sociais acabar por aumentar o conhecimento de mundo do indivíduo pois este pode estar conectados com diversas culturas diferente a qualquer momento.
No entanto pesquisas feitas com professores indicam que apesar de a tecnologia transformar as crianças em futuros jovens de opinião critica própria, ela também pode afastar os afastar dos livros físicos, e muitas vezes dando preferência por algo de seu interesse