Geração de receita e impactos ambientais
Bruna Maia Moreira
Aluna Voluntária
Tecnólogo Ambiental
Orientadora: Profª Rafaela Biehl Printes
Introdução
A atividade rural contemporânea no que tange os grandes monocultivos agrícolas tem contribuído consideravelmente para agravar os problemas relacionados ao aquecimento global, lançando gases associados ao efeito estufa, mostrando que os desafios ambientais postos pela agricultura em áreas rurais extrapolam a escala local em termos de impactos ambientais.
Os monocultivos agrícolas são principais em geração de receitas em alguns municípios, como Tapes no RS, propício para o cultivo de arroz.
Introdução
O
modelo de agricultura centrado em grandes monocultivos, além de agravar os problemas relacionados ao aquecimento global, tem sido responsável pela situação de marginalização e exclusão de homens e mulheres camponesas que contribuem para produção e diversificação de alimentos. Assim, a população mundial tem se tornado refém da produção e processamento de alimentos comandada por grandes corporações no contexto dos impérios alimentares (PLOEG, 2008).
Objetivo
●
●
●
identificar os valores arrecadados de (ICMS) das quatro principais atividades do município de Tapes/RS no ano de 2012; comparar os impactos ambientais negativos e positivos; propor alternativas de atividades rurais de menor impacto ambiental, mas que mantenham a geração de receita.
Metodologia
Fez-se uso de metodologia qualitativa e quantitativa (LAKATOS; MARCONI, 2009)
Entrevista semi-estruturada e análise documental no setor de arrecadação da
Prefeitura Municipal de Tapes,
Revisão bibliográfica
Censo do ICMS arrecadado pela produção primária do município.
Área de estudo
Tapes/RS com 16.629 habitantes (IBGE 2010)
Resultados
ICMS
(Imposto sobre operações relativas à Circulação