GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO BIOGÁS
No contexto histórico a energia sempre atuou como fator preponderante no desenvolvimento das civilizações. O processo de urbanização favoreceu o consumo predatório dos recursos naturais potencializado pela busca por novas fontes energéticas capazes de sustentar o estilo de vida emergente (DIAS, 2007).
A predominância dos combustíveis fósseis levou o mundo ao crescimento econômico e mudanças no estilo de vida das civilizações, sobretudo as grandes consumidoras de energia (LEITE; LEAL, 2007).
Todavia desde os anos 70, a crise no setor elétrico brasileiro vem se agravando, visto que as tarifas da eletricidade se mantiveram mais baixas tornando inviáveis investimentos necessários para que a oferta de energia fosse garantida. Entre 1992 e 1997 o crescimento no consumo de eletricidade foi de mais de 16%, surgindo, dessa forma, grande preocupação com o déficit de energia e riscos de interrupção no fornecimento (VELÁZQUEZ, 2000).
O biogás, subproduto de processos que envolvem a digestão da matéria orgânica oriunda de biomassa, possui potencial energético ao mesmo tempo em que agrava o efeito estufa se lançado na atmosfera pela predominância de CH4 na sua composição (ALVES, 2000). Constitui-se em uma alternativa de energia renovável para o País, já que contribui com a melhoria do balanço energético dos sistemas de esgotamento sanitário (CENBIO, 2009).
Em face dos aspectos econômicos e ambientais, formula-se o seguinte problema de pesquisa: é viável econômica e ambientalmente o aproveitamento do biogás produzido para a geração de energia elétrica?
2 OBJETIVOS
O objetivo geral deste trabalho é avaliar a viabilidade da utilização do biogás na produção de energia elétrica. Para consecução do objetivo geral foram propostos os objetivos específicos a seguir:
• Avaliar a viabilidade econômica da geração de energia elétrica partir do biogás;
• Avaliar a viabilidade ambiental da utilização de energia elétrica partir do biogás;
• Realizar levantamento