geração_de_energia_eletrica

1294 palavras 6 páginas
Geração de energia elétrica no Brasil
André Almeida¹; Lucas Bomfim2;NidielDias3

1 Estudante do curso de Engenharia Elétrica
2Estudante do curso de Engenharia Elétrica
3 Estudante do curso de Engenharia Elétrica

Disciplina: Introdução a Engenharia Elétrica
Professor: Wesley de Almeida Souto
IFBA – Campus Vitória da Conquista

Resumo – O artigo tem o objetivo de falar sobre a geração de energia elétrica no Brasil, apresentando os principais pontos como funcionamento, vantagens e desvantagens. O enfoque está nas três principais fontes, sendo elas: hidrelétrica, termelétrica e nuclear.

Introdução

O Brasil é um país rico em fontes de energia renováveis e não renováveis e elas são necessárias para fazer girar as turbinas das usinas elétricas.
Dentre as principais fontes energéticas brasileira estão: a energia hidrelétrica que é motivada pela quantidade de rios no território nacional, a energia termelétrica que tem a sua principal vantagem a proximidade de suas instalações aos consumidores finais e por fim a nuclear que possui alta capacidade de geração de energia com pouca matéria prima.

Método

A energia hidrelétrica é a forma mais utilizada para a geração de energia elétrica no Brasil. Isso ocorre porque o país possui muitos rios com grandes desníveis, tornando a energia hidrelétrica o meio mais viável de se produzir energia elétrica.
No interior das usinas hidrelétricas são instalados aquedutos, que abrigam as turbinas. A água desce por esses aquedutos e faz girar o sistema de hélices, movendo os eixos dos geradores que produzem a energia elétrica. (figura 1.0)
A maior hidrelétrica do Brasil é Itaipu, no rio Paraná, sendo a segunda maior do mundo em potência instalada, com 14 mil megawatts de capacidade de geração.
Essas usinas causam um pequeno impacto ambiental na natureza porque é preciso mudar o curso dos rios e inundar áreas extensas, porém, a energia produzida dessa forma é considerada limpa, pois não há queima de nenhum

Relacionados