Geração de Computadores
Primeira Geração
A primeira geração de computadores e marcada pela utilização de válvulas, além disso, a programação era realizada diretamente em linguagem de maquina o que dificultava a programação. O armazenamento de dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.
Segunda Geração
Surgiu um novo componente que apresentava inúmeras vantagens em relação as antigas válvulas tinha como características menor aquecimento, maior poder de calculo, confiabilidade e um consumo de energia bem menor
Terceira Geração
A terceira geração inicia-se com a introdução dos circuitos integrados aos computadores. Após aparecerem esses circuitos, no final dos anos 50, eles foram aprimorando-se ate chegar ao estagio de adaptação aos computadores.
Quarta Geração
Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores (unidade central de processamento). Os sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Apple´s Macintosh foram construídos. Linguagens de Programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas. Discos rígidos eram utilizados como memórias secundárias. Impressoras matriciais, e os teclados com os layouts atuais foram criados nesta época.
Os computadores eram mais confiáveis, mais rápidos, menores e com maior capacidade de armazenamento. Esta geração é marcada pela venda de computadores pessoais.
Quinta Geração
Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiam as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600gb, pen-drives com mais de 1gb de memória e utilização de disco ótico com mais de 50gb de armazenamento.
Basic É uma linguagem de programação, criada com fins