Geração de 70
Conferências Democráticas do Casino Lisbonense
, onde defenderam ecimentaram as bases do Realismo em Portugal, já iniciado na década anterior coma
Questão Coimbrã
.
Independentemente da capacidade crítica e inventiva dos membros que a constituem,a Geração de 70 representa em Portugal uma profunda revolução cultural. Até então,tinha proliferado um Romantismo demasiado limitado aos problemas nacionais que, apartir de meados do século XIX (50/70), não apresentava em criações verdadeiramenteoriginais. São escassos os contactos com o estrangeiro, sobretudo com as novas ideiasque circulavam por toda a Europa. A a literatura mergulha em sentimentalismosexcessivos, fatalismos, dramas sentimentais. É a degenerescência do Romantismo, oUltra-Romantismo.A Geração de 70 veio arrancar a sociedade portuguesa do estado de dormência emque se encontrava, não só a literatura, mas toda a cultura portuguesa que mergulhavana apatia e no marasmo. Esta geração tinha como objectivos:
- repensar e pôr em questão toda a cultura portuguesa;
- preparar activamente uma profunda transformação na ideologia política e naestrutura social portuguesas.
A Geração de 70 questionou a cultura portuguesa, que se deixava cair apaticamentena esterilidade e na sonolência. Pretendia analisar o que de bom e de mau existia nanossa cultura. A partir dessa análise, era possível diagnosticar os seus males epreparar as ideologias de renovação que dessem um novo alento e originalidade àcultura portuguesa.
Os membros da Geração de 70 representam uma mudança ideológica que viria areflectir-se não só na literatura, mas em todos os domínios da sociedade, da política àfilosofia, passando pela literatura e economi separa pra vcs 2