gerativismo
DISCIPLINA – FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA
Prof. Dr. Cristiano Lessa de Oliveira
Aluna: Georgia de Oliveira Lima.
Atividade 4
Façam uma pesquisa sobre a teoria gerativa de Noam Chomsky, expondo seus pontos principais.
A Teoria Gerativa foi a primeira a propor que a linguagem humana é uma capacidade inata, que o indivíduo tem de produzir, compreender e de reconhecer a estrutura de todas as frases de sua língua. Ele defende que língua é conjunto de infinito de frases e que se define não só pelas frases existentes, mas também pelas possíveis, aquelas que se podem criar a partir interiorização das regras da língua, tornando os falantes aptos a produzir frases que até mesmo nunca foram ouvidas por ele. Já o desempenho ou uso é determinado pelo contexto onde o falante está inserido. O principal aspecto que diferencia a linguagem humana da comunicação animal é a nossa capacidade criativa.
Os aspectos gerais das línguas são o que interessa para a Teoria Gerativa. Para Chomsky, não se deve estudar as diferentes línguas em particular, pois elas representam apenas manifestações diversas de uma mesma língua humana.
Inspirado no racionalismo e da tradição lógica dos estudos da linguagem, ele apresenta uma teoria a que chama de gramática e seu estudo se dá especificamente na sintaxe que, para ele, constitui um nível autônomo e central para a explicação da linguagem.
A função dessa gramática não é ditar regras, mas envolver todas e apenas as frases gramaticais, ou seja, as que pertencem à língua. É assim que surge a (Gramática Gerativa de Noam Chomsky). Gerativa (gerar – criar frases) porque permite, a partir de um número limitado de regras, gera um número infinito de seqüência.
Esse processo é dedutivo: parte do que é abstrato, isto é, um axioma (proposição evidente por si mesma) e um sistema de regras, e chega ao concreto, ou seja, as frases existentes na língua. É com essa