Geraldo
Nascido em Pindamonhangaba, Alckmin foi prefeito de sua cidade natal entre 1977-1982. Foi deputado estadual entre 1983-1987, e deputado federal entre 1987-1994. Entre 1995-2001 foi vice-governador, assumindo o cargo de governador em 2001, após a morte do então governador Mário Covas. Na eleição estadual de 2002 foi reeleito, ficando assim inelegível para concorrer a governador na eleição seguinte.
Alckmin renunciou ao cargo em março de 2006, afim de concorrer à presidência na eleição do mesmo ano. Acabou indo para o segundo turno, sendo então derrotado pelo presidente Lula. Foi candidato na eleição municipal de São Paulo em 2008, tendo sido derrotado no primeiro turno. Em 2009 ocupou o cargo de secretário de desenvolvimento do estado de São Paulo, e nas eleições estaduais de 2010 foi eleito governador no primeiro turno, sendo o segundo governador da história a vencer a eleição no primeiro turno — na eleição anterior, José Serra tinha sido o primeiro a conseguir esse feito.
Início de vida, educação e carreira[editar | editar código-fonte]
Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho nasceu em 7 de novembro de 1952 na cidade paulista de Pindamonhangaba, Vale do Paraíba. É filho de Geraldo José Rodrigues Alckmin e Míriam Penteado.1 . Geraldo Filho é sobrinho de José Geraldo Rodrigues de Alckmin, que foi ministro do Supremo Tribunal Federal. Segundo a revista Época, Geraldo recebia formação cristã da prelazia católica Opus Dei, tendo declarado à revista que o seu tio José Geraldo Rodrigues de Alckmin era do Opus Dei e seu pai franciscano2 .
É casado com Lu Alckmin desde 1979, com quem tem três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz3 . É formado pela Faculdade de Medicina de Taubaté (ligada à Universidade de Taubaté) com especialização em anestesiologia no Instituto de Assistência Médica