geral
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
DETERMINALÇAI DE pH, GRAU DE IONIZAÇÃO E CONDUVITIDADE DE ÁCIDOS
REALIZADA EM: 01/09/2011
PONTA GROSSA
2011
1. INTRODUÇÃO:
1.1 POTENCIAL HIDROGENIÔNICO (pH):
Consiste em um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substancias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH, sendo que este é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substancia, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. (CANTO, 1996; ATKINS, 2008).
Os valores de pH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado de pHmetro. Podendo ainda fazer uso de indicadores, este apresenta menor precisão. (ATKINS, 2008).
1.2 DISSOCIAÇÃO E PRODUTO IÔNICO DA ÁGUA:
Em Vogel (1905), Kohlrausch e Heidweiller (1984) concluíram, após cuidadosas experiências, que a mais pura das águas apresenta uma pequena, porem, bem definida condutância. A água é, portanto, fracamente ionizada de acordo com o equilíbrio de dissociação:
H2O H+ + OH-
Aplicando a essa dissociação a lei de ação das massas, podemos expressar a constante de equilíbrio como:
[H+] * [OH-]
K = --------------------------
[H2O]
A constante Kw é denominada produto iônico da água. Seu valor depende da temperatura. A importância do produto iônico da água reside no fato de que seu valor pode ser considerado como constante, não só em água pura como também em soluções aquosas diluídas, tais como as encontradas comumente em analise qualitativa. Como a água é um eletrólito muito fraco, possuindo condutibilidade elétrica muito baixa. A ionização da mesma ocorre segundo a seguinte reação:
H2O + H2O H3O+ + OH- Sabendo disso, coloquemos a constante de ionização para o equilíbrio anterior: [H3O+] * [OH-]
Ki = ---------------------
[H2O]
Sendo o grau de ionização