geradores
CORRENTE ALTERNADA
A tensão alternada senoidal é a qual utilizamos em nossos lares, na indústria e no comércio.
Dentre as vantagens, destacamos:
Facilidade de geração em larga escala;
Facilidade de transformação da tensão;
As máquinas de corrente alternada são mais econômicas (mais baratas, a manutenção é menos frequente, o tamanho é menor).
GERADOR ELEMENTAR
É um tipo de fonte de fem que gera a tensão alternada;
Seu funcionamento é o mesmo que os geradores encontrados nas usinas.
Os geradores são máquinas destinadas a converter energia mecânica em energia elétrica. A transformação de energia nos geradores fundamenta-se no princípio físico conhecido como Lei de Lenz.
Esta lei afirma que “quando existe indução magnética, a direção da força eletromotriz induzida é tal, que o campo magnético dela resultante tende a parar o movimento que produz a força eletromotriz.”
:
O gerador elementar, concebido por Michael Faraday em 1831, na Inglaterra e mais ou menos na mesma época por Joseph Henry, nos Estados Unidos, era constituído por uma espira que girava entre os pólos de um ímã, semelhante à figura:
FIGURA 1
GERADOR ELEMENTAR
Uma espira de fio girando em um campo magnético forma um gerador elementar, que é ligado ao circuito externo por meio dos anéis coletores.
SAÍDA DO GERADOR ELEMENTAR
A força eletromotriz e a corrente de um gerador elementar mudam de direção cada vez que a espira gira 180°. A tensão de saída deste gerador é alternada. É um
ALTERNADOR.
O ímã é mantido fixo e a bobina é quem se move. Não importa quem é móvel, uma corrente alternada é acusada pelo medidor.
Dínamos (que fornecem corrente contínua) e alternadores (que fornecem corrente alternada) devem apresentam, sempre, uma parte móvel; EXEMPLOS
As usinas hidrelétricas são as mais comuns para a obtenção da energia elétrica.
As usinas hidrelétricas são as mais comuns para a obtenção da energia elétrica.
GRANDEZAS