geradores
1- GERADOR ELÉTRICO
Gerador é um elemento de circuito que transforma qualquer tipo de energia, exceto a elétrica, em energia elétrica. O gerador fornece energia elétrica ao circuito. Ao ser atravessado por uma corrente elétrica, o gerador apresenta uma resistência à passagem dos portadores de carga, esta resistência é conhecida como resistência interna do gerador (r).
2- GERADOR IDEAL
É aquele que não apresenta resistência à passagem da corrente elétrica, sua resistência interna é nula (r = 0), logo, toda energia gerada é fornecida ao circuito.
Os portadores de carga passam pelo gerador no sentido do potencial menor (pólo negativo) para o potencial maior (pólo positivo). A diferença de potencial entre os pólos do gerador chamamos de força eletromotriz (f.e.m.) E. Uma pilha de fem E = 1,5volt é um gerador que fornece 1,5 joules de energia elétrica para cada um Coulomb de carga que passa pelos seus pólos.
3- GERADOR REAL
É aquele que apresenta resistência à passagem da corrente elétrica, logo, sua resistência interna é diferente de zero.
4- EQUAÇÃO DO GERADOR
A tensão que o gerador lança no circuito é igual à tensão entre seus pólos menos a tensão no resistor.
Quando um gerador está em aberto não há passagem de corrente, logo:
Quando um gerador está em curto circuito a diferença de potencial entre seus pólos é zero logo:
5- CURVA CARACTERÍSTICA DO GERADOR
6- RECEPTOR ELÉTRICO
Receptor elétrico ou motor é um elemento de circuito que converte energia elétrica em qualquer outro tipo de energia que não seja elétrica. Um ventilador, geladeira, batedeira etc..., são exemplos de receptores.
No receptor a corrente elétrica passa no sentido do potencial maior (pólo positivo) para o potencial menor (pólo negativo). A diferença de potencial (E) entre os pólos do receptor chamamos de força contra-eletromotriz (fcem).
7- EQUAÇÃO DO RECEPTOR
A tensão recebida do circuito é igual à tensão nos pólos mais a tensão no resistor.
8- CURVA