geradores, transformadores e Motores eletricos
Electrotecnia e Eletrónica Industrial – Prof. João Galvão
Geradores, Transformadores e Motores Elétricos
Trabalho Elaborado por:
Índice
Introdução
Transformadores
Um transformador é um dispositivo que transforma uma corrente alternada sinusoidal com uma determinada tensão, numa corrente eléctrica sinusoidal, com uma tensão eventualmente diferente, sendo esta transformação realizada através da acção de um fluxo magnético. Dado, ainda, o princípio de conservação de energia, é óbvio que se mantém a potência (P = W/t) igual, dum lado e doutro do transformador, o que faz com que alterações em termos de tensão, provoquem alterações em termos de corrente, mantendo-se a energia que “entra” igual à energia que “sai”.
Constituição
Um transformador convencional é constituído por dois enrolamentos (no mínimo) montados sobre um núcleo ferromagnético laminado. As lâminas são chapas de aço com silício (4%, para reduzir a condutividade) cortadas em L ou E e empilhadas alternadamente.
As barras verticais representam o acoplamento quase perfeito entre os dois enrolamentos. Os dois enrolamentos denominam-se primários e secundário, sendo o primeiro o que recebe potência e o segundo o que a devolve para o exterior da máquina. Na maior parte das vezes enrolamento primário encontra-se a uma tensão mais elevada.
Princípio de funcionamento de um transformador:
A criação do fluxo magnético é realizada com uma bobine . O valor de tensão diferente, é obtido colocando uma segunda bobine de fio enrolada em torno da mesma peça de ferro, a bobine que vai ser influenciada pelo fluxo magnético criado pela primeira bobine. A primeira bobine, onde se liga a fonte de tensão, é chamada de primário (ou enrolamento primário) e a segunda bobine, onde se vai buscar a tensão diferente, é chamada de secundário (ou enrolamento secundário).