GERADOR VAN DE GRAAFF
3379 palavras
14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS FRANCISCO GONÇALVES QUILLES DEPARTAMENTO ENGENHARIA DE PRODUÇÃOFÍSICA IIIGERADOR VAN DE GRAAFF
FERNANDA CORREIA SANTOSCACOAL2014
INTRODUÇÃO
As características do campo elétrico são determinadas pela distribuição de energias ao longo de todo o espaço afetado. Se a carga de origem do campo for positiva, uma carga negativa introduzida nele se moverá, espontaneamente, por meio da atração eletrostática. A diferença de potenciais elétricos entre pontos situados a diferentes distâncias da fonte do campo origina forças de atração ou repulsão orientadas em direções radiais dessa mesma fonte.
ABORTE TEÓRICO
Gerador Van de GraaffVan de Graaff inventou o gerador que levou seu nome em 1931, com o propósito de produzir uma diferença potencial alta para acelerar partículas carregadas que se chocava contra blocos fixos. Os resultados das colisões nos informam das características dos núcleos do material que constituem o bloco. O gerador de Van der Graaff é um gerador de corrente constante, enquanto que a bateria é um gerador de voltagem constante, o que varia é a intensidade dependendo de quais os aparelhos que são conectados.
Versões pequenas do gerador de van de graff são freqüentemente vistas em demonstrações sobre eletricidade, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem.
O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados na correia são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles condutores (como Teflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície