Gerador Van de Graaff
43110155080Em 1931 o Gerador Eletrostático de Alta Voltagem Gerador Van de Graaff já era usado para acelerar partículas, indispensável para desvendar a constituição do átomo.
A máquina de Van de Graaff tinha bolas de alumínio com 4,5 metros de diâmetro e produzia tensão de aproximadamente 2 milhões de volts e foram montadas em trilhos para facilitar os respectivos deslocamentos. O primeiro VAAN DE GRAAF pode se encontrado hoje Museu de Boston. Gerador VAAN DE GRAAF funciona com uma correia de material isolante usada para transportar cargas elétricas que são acumuladas em uma esfera metálica, Esta correia é movimentada por um pequeno motor. Existem dois pentes metálicos, que respondem pela troca de carga entre a terra e a correia, na parte de baixo e entre a correia e a esfera metálica, na parte de cima.
Este pedaço de correia caminha até o topo do aparelho, onde se encontra o pente superior, que está ligado internamente à esfera metálica. Neste ponto há transferência de cargas negativas da esfera para a correia, através do pente de que modo a neutralizar as cargas positivas que chegam pela correia isolante.
As cargas negativas, que passam da esfera para a correia, deixam atrás de si, na esfera, um excesso de cargas positivas e, assim a esfera metálica começa acumular cargas positivas que dão origem a diferenças de potencial de milhares de volts.
CURISIODADES
O gerador Vaan de Graaf não funciona no vácuo a deposição de cargas na superfície externa da correia depende do “efeito Corona” através do qual o ar transforma-se em plasma: elétrons mais íons. Na ausência de ar o Van de Graaff não funciona.
A umidade no ar também é uns