GERA O DA PAZ
E o que é Conflito?
Do latim “conflictu” que significa choque, embate, luta;
Choque de elementos contrários, discórdia; Alteração, desordem, disputa;
Momento crítico.
Para refletirmos...
Diante dessa discussão, percebe-se quão complexo é lidar com a instabilidade comportamental das pessoas, não sendo fácil manter o equilíbrio em muitas situações. A convivência, ao mesmo tempo em que traz a aproximação e o conhecimento da vida do outro, faz com que essa mesma consequência se torne algo nocivo, no momento em que não há sabedoria para lidar com o seu dinamismo. É nesse momento em que há a necessidade de saber compreender o outro e a si mesmo, para assim entender de que maneira chegar na raiz do problema. Somente com esse entendimento será possível trazer o equilíbrio ao contexto da convivência e descobrir que instrumentos utilizar para a diminuição dos conflitos nela existentes.
Para refletirmos...
Não se fala em extinção de conflitos, como bem se observa, mas sim em diminuição, logo porque os conflitos são inerentes à convivência e deles também são tirados ensinamentos para aperfeiçoar o próprio modo de ver a vida. A partir dessa visão, a resolução de determinado conflito se tornará mais fácil, seja pelo nobre ato de pedir perdão ou pelo tão igualmente nobre de perdoar.
Ao fazer essa tentativa, descobre-se o segredo para viver com mais harmonia em qualquer ambiente, buscam-se os meios mais eficazes para manter o equilíbrio tão desejado entre os seres e, como continuidade, será possível alcançar o respeito das pessoas por nosso modo de ser, nossas opiniões e por quem nós somos verdadeiramente.
“Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.” (Tito 3:2)
Trabalho em Equipe e Gestão de Conflitos
Atitudes de um mal profissional
1. Faz fofoca...
2. Acha que está sempre ameaçado
3. É defensivo
4. Tenta se justificar
5. Adora ser negativamente comparativo
6.