Geovanna
Com a destruição da Europa na Segunda Guerra, marcou o fim do poder que o continente tinha. A partir daí, a economia europeia estava desorganizada e com tentativa de reconstrução.
Os governantes dos países europeus foram obrigados a enquadrar-se em uma nova ordem mundial, cuja liderança seria disputada pelas potência vitoriosas na guerra: Estados Unidos; União Soviética.
A Organização das Nações Unidas (ONU)
Criada em 1945 pela conferencia de São Francisco, com objetivo de assegurar a paz mundial e promover cooperação entre os países.
Apesar dessa criação, não se pode impedir que ocorressem centenas de conflitos que levaram à morte de mais de 20 milhões de pessoas.
Quase todos os países do planeta participam da ONU, que é formada por vários órgãos e por uma série de agências especializadas.
Mais em diversos momentos, as resoluções da ONU não têm sido respeitadas, o que coloca em relevância sua capacidade de mediar e impedir os conflitos mundiais, objetivos para os quais foi criada.
As alianças militares
O final da Segunda Guerra mostrou um novo conflito. Em 1945, os Estados Unidos mostraram ao mundo o seu poder militar a forçar o Japão por meio das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Em 1949, a Uniao Sovietica fez o seu primeiro teste nuclear, mostrando igualdade no caso de conflito militar.
Sob a liderança dos Estados Unidos, foi criada a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), um sistema de defesa multinacional que reuniu as forças militares dos Estados Unidos, do Canadá e de vários países da Europa.
Em 1955, os países socialistas, formaram o Pacto de Varsóvia, com a mesma finalidade. Em 1991, após o fim da União Soviética, o Pacto de Varsóvia foi extinto.